sexta-feira, 4 de junho de 2010

4 - Alguns Perfis do par Manipulador/Vítima

Passemos então a analisar alguns dos perfis mais conhecidos do par manipulador/vítima, pois que antes das propostas de cura é necessário um conhecimento desta realidade de uma forma mais detalhada.

1-MANIPULADOR
1- O Manipulador Sedutor
· Usa o seu corpo e o seu charme, como meio de atracção.
· Tem o costume de interpelar e de olhar nos olhos dos outros para perscrutar as reacções dos outros. Mas responde sempre de forma ambígua.
· Obtém sempre o que procura: informações, propósitos dos outros, desejos, mas nunca dá nada em troca. Quando não consegue obter o que deseja usa a força física, ou psicológica.
· O seu principal objectivo é extorquir tudo o que puder dos outros: dinheiro, poder, consideração, dependência psicológica…


1-VÍTIMA
1- A Vítima que Repele
· Usa a sua má aparência, e mesmo o seu desleixo, para chamar a atenção dos outros.
· Mantém sempre a cabeça baixa, uma posição curvada e não responde directamente ao que a interpela, respondendo por monossílabos.
· Quando instada directamente diz o que não devia, ou revela “segredos”, perdendo o controle das suas ideias ou emoções. Anula completamente os seus desejos perante as mesmas necessidades do manipulador.
· O seu principal objectivo é ser reconhecida afectivamente e materialmente, pela enorme dádiva que sente dar de si mesma aos outro (manipulador).

2-MANIPULADOR
2- O Manipulador Tímido
· Esconde-se atrás de uma falsa timidez.
· Julga-nos atrás dos seus silêncios e/ou do seu olhar, sem se manifestar quando solicitamos a sua opinião, principalmente em público.
· A sua presença é opressiva, mesmo que ninguém saiba encontrar as verdadeiras razões dessa opressão (exceptuando um outro manipulador).
· Serve-se de um companheiro(a), filho(a), ou de um colega, para transmitir a sua opinião, ou crítica à pessoa, ou situação, alvo.
· Submete-se muito passivamente à autoridade de um outro manipulador que considera mais forte, como por ex., o manipulador culto, e o manipulador autoritário.
· Está sempre a apregoar que detesta conflitos, mas nada lhe dá mais satisfação provocando-os indirectamente.
· Insinua a existência de planos, armadilhas, maus olhados, etc. que os adversários lhe andam a montar e a construir, e lança-os discretamente junto da(s) vítima(s).


2-VÍTIMA
2- A Vítima Arrogante
· Apresenta-se, principalmente nos grupos, de uma forma “destemida” e faz e diz “coisas pouco convenientes” ou que estão escondidas!
· Anda sempre perscrutando o olhar do seu manipulador e a tentar perceber o que ele está a comunicar. Sente-se sempre julgado por este.
· Sente-se sempre em desconforto junto deste manipulador e tende a fugir, ou …outros comportamentos, de acordo com o seu “padrão de vitimização” que estudaremos nas Curas!
· A vítima como que capta inconscientemente a mensagem do manipulador e faz de “pombo correio”, saindo assim “mal da situação” e não o manipulador.
· Revela-se contra toda a autoridade, ou fomenta discórdias, respondendo assim ao desejo inconsciente do manipulador.
· Sente-se sempre no meio de “forças contrárias”, e acaba por actuar mal para aliviar a tensão que sente.
· São atreitas a ataques de pânico, a medos, cuja origem não sabem determinar, mas cuja ameaça é sentida como bem real.
Nota: No capítulo das curas falaremos dos vários tipos de vitimização que se instalam no inconsciente da vítima.



3-MANIPULADOR
3 - O Manipulador Culto
· Adopta uma atitude subtil de desprezo por todos os que não possuem os mesmos conhecimentos, ou posições sejam elas de: informação, comportamentos ou posições sociais (estatuto, classe social…).
· Especializam-se em temas com grande minúcia.
· Têm o poder de subjugar os outros e de os levar a admitir o que eles querem.
· O seu tom de voz e a maneira de falar sugerem uma grande bagagem cultura.
· Gosta de monopolizar a palavra para expor a “sua ciência”, e nada lhe agrada mais que um público que o admira.
· Aposta na ignorância dos outros e valoriza elementos que reforçam a sua autoridade, tais como: a classe social de proveniência, os graus académicos que possui, a sua profissão prestigiada, idade, experiência, etc.
· Fazem constantemente apelo ao sentimento de respeito pela autoridade (estudado por Stanley Milgram, em”Soumission à láutorité”), que existe em todos nós – mesmo nos indivíduos mais saudáveis -.
· Usam bem os símbolos de autoridade para se impor: títulos, roupas, acessórios.


3-VÍTIMA
3 - A Vítima Ignorante

· Sente-se sempre inferior aos outros, mesmo que objectivamente não o seja, quer pelo seu estatuto, ou classe social.
Acaba sempre por desculpar o manipulador na presença desses seus comportamentos e a dar-lhe razão perante as suas argumentações de “superioridade”.
· Têm uma bagagem cultural muito generalizada e apresentam muitos lapsos de memória, o que os leva a sentir e por vezes a dizer: -”sou burra(o)”!
· Nunca conseguem obter o que desejam quando isso é contrário aos desejos do manipulador. Acabam sempre por ceder.
· Falam baixo e com timidez, referindo constantemente, e sentindo sempre, que não dominam o assunto e por isso é melhor não falar.
· Receia profundamente estar no “centro das atenções” e porque, ou receia, que algum acontecimento nocivo se desenrole, principalmente a partir do manipulador culto, o que acaba por acontecer a amplia os seus próximos medos de exposição em público.
· Sente-se sempre inferiorizado em relação: à classe social de proveniência, ao grau académico que possui, à profissão que detêm, à idade, etc. etc.
· Perante a autoridade curvam-se respeitosamente, mesmo que esta lhe traga grandes e dolorosos danos materiais e psicológicos.
Nota: É neste sentimento de respeito de respeito pela autoridade, bem enraizado no nosso inconsciente, que a vítima aceita tudo, como se viu nos campos de concentração, por ex.
· Têm algum prazer em esconder (caso os tenha) os seus títulos.

4-MANIPULADOR
4 - O Manipulador autoritário
· Os sentimentos devem ser colocados em segundo plano, perante os objectivos a atingir. Tudo é premeditado e o lazer ou a conversa amena são “puras perdas de tempo!”
· O manipulador autoritário decide sozinho os seus princípios e objectivos, os quais passam a valer como lei e a aplicar-se a todos os que o rodeiam, tanto no âmbito profissional como familiar.
Ele dita as suas próprias leis e não obedece, ou contesta as leis impostas pelos outros, a não ser em situações em que saia altamente favorecido.
· É capaz de publicamente ser violento e agressivo com o interlocutor/vítima. Com outros manipuladores estuda estratégias, e gasta a grande parte do seu tempo na montagem dessas estratégias.
· Quando está doente ou é atingido por algum malefício, acusa os outros de serem os causadores do seu mal, recorrendo inclusive a ameaças e a “macumbas” se nisso acreditar.
· Escolhe normalmente uma profissão, ou um posto de comando, e não facilita a vida a ninguém.
· Nunca agradece nada a ninguém e só mostra submissão quando está perante outro manipulador, ou as conveniências assim o exigem.
· Usa o medo para obter o que quer. Descobre desde muito cedo que pode usar o medo das pessoas para obter o que deseja e torna-se mestre nesse uso.


4-VÍTIMA
4 - A Vítima Passiva
· Vive com “as emoções à vista”, e deixa-se conduzir por elas, mesmo que verifique que não lhe são proveitosas. Uma espécie de telepatia parece conduzir as suas acções às quais obedece cegamente.
· Com receio de ser acusado de ignorante, de inferior aos outros, e outros maus tratos, a vítima diz a tudo que sim e vai contestando apenas nas “costas do ditador”, nunca conseguindo verdadeiramente enfrentá-lo.
· Perante tais violências a vítima não responde e tenta, se incitado a isso, a desculpá-lo.
· Vai em socorro do manipulador e usa os seus meios para provar ao ditador que efectivamente o seu mal é provocado pelos outros (maus tratos na infância, maus olhados/invejas, etc.),e coloca-se do seu lado.
· Dedica-se normalmente ao cuidado de outras vítimas e tenta assim obter algum reconhecimento destas, já que o não consegue junto do manipulador.
· Anda sempre a agradecer e a pedir desculpa, como se não tivesse direito à existência.
· O respeito pela autoridade e o medo, são os sentimentos que a vítima experimenta junto deste tipo de manipuladores. A vítima que resiste acaba por ceder e ficar prejudicada.



5-MANIPULADOR
5 - O Manipulador Altruísta
· Estes seres dão tudo, mas nós não lhes podemos recusar nada. Conseguem convencer, exaustivamente mas é necessário retribuir todos os benefícios recebidos. E isso não pelo princípio da reciprocidade, mas pela obrigatoriedade de aceitarmos e de respondermos, tudo isto feito de uma forma violenta e abusiva, sem alternativas. É ele quem escolhe o momento e a forma de liquidar a vítima.
· É capaz de nos dispensar o seu tempo, dar presentes ou propor sugestões lógicas que nos convêm num determinado momento. Mas igualmente e delicadamente irá exigir as suas contrapartidas…

5-VÍTIMA
5 - A Vítima Ingénua
· Vive Perante o sorriso e as boas palavras acredita que lhe são dirigidas e que está perante uma pessoa que a aprecia e a reconhece.
Acredita que o que lhe é proposto é para seu bem e que uma pessoa com tão bom trato não a pode enganar. Vai atrás do que lhe é proposto, mas que isso lhe exija sacrifícios.
Deixa cair todos os sinais que lhe revelem contradições, ou “outras intenções”.
· É capaz de se prejudicar e quando lhe são exigidas as contrapartidas aceita-as de boa vontade, dizendo a si mesma que foi ela que não entendeu as exigências que lhe foram feitas, desculpando o manipulador, só para manter a ilusão de que alguém pensou nela e cuidou dos seus interesses.
Neste sentido a vítima sofre verdadeiramente de “uma doença”, pois prefere deprimir-se a voltar-se contra.


Notas:
1 – Estes perfis de modo algum esgotam as características comportamentais deste par manipulador/vítima. São no entanto, quanto a nós, já matéria suficiente para analisarmos, reflectirmos e discutirmos entre nós.
2- Por vezes estas características misturam-se, mas há pontos dominantes em cada um dos perfis, que importa cada um trazer do conhecimento que já possui desta matéria.
3– A saída! Cura! Não se encontra no simples re-conhecimento mental desta realidade. Não nos podemos esquecer que por detrás desta patologia se encontra uma enorme e profunda depressão, da qual vítima e manipulador procuram afastar-se e libertar-se. No caso das vítimas ao simples reconhecimento da sua situação pode ocorrer uma rápida transformação/identificação com o manipulador, transformando-os em seres piores que as anteriores vítimas.

Gostaria de receber as vossas reacções a este texto assim como perguntas sobre o mesmo.

Maria Margarida Oliveira
Psicoterapeuta
Email: margarida.oliveira3@hotmail.com

7 comentários:

  1. Noossa! Minha mãe é a vítima 1 sem tirar nem pôr!
    Ela nem sempre foi assim, mas com a idade foi piorando, e muito, ao ponto de não podermos mais fazer qualquer comentário diário para não ter que houvir as insuportáveis e infundadas lamúrias e acusações.
    Um exemplo: Hoje comentei que o horário político era uma chatice. A resposta dela foi: "sim! Já me basta tudo que eu aturo nesta casa, tudo pelo que eu passo e ainda tenho que ver esse programa!"
    Quando eu disse um simples: "Que?"
    Resposta: "É, é! Melhor eu me calar mesmo! É isso que vocês querem de mim! Uma escrava e calada!"
    Haja paciência! Ela já toma antidepressivos e se nega a fazer terapia. Acho que a saída e fazer como com as crianças e ignorar, deixar quieta e ver se passa. Apesar de que essa atitude, faz com que ela se volte para os estranhos. Ela fala para a faxineira, o porteiro do prédio, qualquer pessoa que ligue. Ela começa fazendo uma vozinha quase inaudível e sempre de cabeça baixa, quando perguntam se ela esta bem.....aí começa...estou muito doente, meu marido e filhas me tratam pior do que o cachorro, se eu precisar ir pro Hospital posso te ligar?
    Não vejo saída...só me mudar de casa, o mais rápido possível!
    Abraço
    Mari

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Margarida,

    Encontrei seu blog por acaso ao pesquisar o perfil da vítima.
    Percebi, ao longo de um turbulento relacionamento de 12 anos que, apesar de ser considerada a agressora, na verdade sou a vítima.
    Se tivesse que escolher um perfil, apostaria para o caso de numero 2.
    O texto é muito esclarecedor e eu gostaria de perguntar se você acredita em cura para esse tipo de relacionamento.
    Grata por sua atenção.

    ResponderEliminar
  3. Mari e Luciana. Eu acredito que haja cura para a vítima, aliás estou e escrever sobre isso e em breve publicarei na bubok em Cadernos de Psicologia.Mas para qualquer tratamento é encessário que eu me queira curar e acontece com a vítima que ela fica ou pode ficar no mesmo padrão do manipulador e queixar-se de tudo e do todos, não enxergando que ela participou nesse caminho.
    Acredito que as gerações mais novas, já alertadas para este problema procurem ajuda. Mas os mais velhos será difícil inverter o caminho, ainda que eu como psicoterapeuta saiba que esses caminhos não estão verdadeiramente nas nossas mãos. Podem contatar-me também por email: margarida.oliveira3@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Tenho um marido manipulador que me manda embrora todoas as vzs q eu saio com meu filho q mora nos estados unidos e vem de ano em ano me ver .e um inferno.Ele e meu filho nao se davam muito bem por conta do ciumes de filho .mas com o tempo meu filho aceitou e arrumou uma namorada maravilhosa q colocou na cabeca dele q ele e meu marido e tal enfim ficou tudo bem da outra vez q meu filho veio com alguns inconvenientes mas passou.Dessa vez el nao queria q eu fosse nem na praia co meu filho eu fui uma vez pq ele ja tinha me chamado umas 4 vzs e eu recusei inventei desculpas.ontem fui ao cinema ele quse derrubou a casa e me mandou embora arrumasse as malas e tal eu nem dei ouvidos falei q se ele ta encomodado saia ele da casa.eu nao saiu. ano novo ja abri mao de passar com meu filho pq passei natal e pra nao ter briga dinovo vou ficar em vila velha mesmo e meu filho e nora vao passar com a familia dela sendo q ja convidaram ajente mas ele nao quer ir.olha tenho 9 anos de casada mas e dificil ele tem q ser do jeito dele pricipalmente quando meu filho ta aqui e olha q e um filho de ouro me ajuda muito me da presentes sempre e ate ja nos ajudou numa faze dificile duro .eu precisava me desabafar com alguem pois ate das amigas ele me afastou.

    ResponderEliminar
  5. Como se dar e não deixar se levar por um manipulador? Como conviver com um manipulador?

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho um marido que abrange vários casos acima referidos. O problema é que ele gosta!
    No íntimo inseguro dele, esta é a melhor maneira de vencer na vida!
    Não me agrada nada a falta de altruísmo perante os outros, e a arrogância dele dá me nojo!
    O pior é que eu confiava nele!
    A nossa vida é um carrossel!Eu era muito ingénua e até dependente( tenho a consciência que também fui culpada), não conseguia ver o que ele fazia, só sabia que alguma coisa não estava bem!Hoje vejo perfeitamente, e lamento não ter aberto os olhos mais cedo!
    Eu não sabia o que se passava comigo mas queria curar me . Ele não!Curei me à custa das mazelas que ele foi deixando.Nunca me ajudou de uma forma decente; antes ajudou me ajudando se!
    Quero dizer que ele bloqueou a minha vida em detrimento da dele. Nunca foi por mim!Fez me sempre a cabeça para eu seguir o trilho que ele queria, nem que soubesse que me faria sofrer!Como um cão numa trela!Mas na "ladainha" dele tudo o que ele fazia era porque me amava!Tínhamos momentos lindíssimos, para depois me dizer que eu era burra!Fazia me sentir confusa e perdida.
    Aconselho a toda agente que se se sentir de alguma forma fragilizada a confiar única e exclusivamente num profissional, mesmo que os amigos queiram ajudar não sabem como!Acabamos sempre por ser presas fáceis para alguém que nos dê carinho!
    Procurem um profissional antes que acordem e se apercebam que passaram anos da vossa vida a ser saco de porrada!Ninguém tem culpa de se sentir fragilizado isso porque por mais incrível que pareça ninguém consegue reconhecer plenamente nem lidar com a situação sozinhos.
    Hoje sinceramente quero aprender alguma coisa com ele,de uma forma lúcida porque não me quero transformar naquilo que ele é, mas quero aprender a proteger me porque sei perfeitamente que como ele existem muitos!
    Acho que recuperei bem porque não me ficaram traumas!Não acho que os homens sejam todos iguais nem acho que mais nenhuma vez me vou apaixonar!
    Mas sinto me forte com a capacidade para enfrentar tudo e todos!

    ResponderEliminar
  7. Tem cura pra vitima passiva? eu sofri abuso psicólogico do meu marido por 8 meses, desse tipo de manipulação...4 - vítima passiva.

    ResponderEliminar